sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Égua Enchertada


Na maioria das vezes a égua é encaminhada para a cobertura do garanhão de acordo com a vontade do seu dono, da preferência por pelagem, tamanho, andamento e beleza...
Ta, mais enfim... quais os cuidados e obrigações que temos de fazer para ocorrer a cobertura? 
Avalie as condições físicas da égua primeiramente, avalie a gordura em que a égua se encontra:
Égua magra = Fraqueza para gestar um zigoto em seu ventre.
Égua muito gorda = O zigoto não terá espaçamento adequado para se desenvolver por conta da gordura que o sufocará.
Égua mediana = Condições ideais para a cobertura levando em consideração todos os fatores em ordem.
Observe também se o tamanho da égua corresponde ao tamanho do garanhão que a cobrirá, pois se a égua for menor que o garanhão, o potro em gestação não será bem mantido espaçadamente dentro da égua e o parto poderá ser complicado.
Se necessário peça um exame de sangue dos dois indivíduos para eliminar qualquer chance de transmitirem doenças um pro outro... 
Para garantir a prenhes da égua,é mais provável que ela ovule no terceiro dia de cio, é mais confirmado colocar o garanhão com a égua mais de duas vezes.
Dois meses após a cobertura, percebe-se que a égua afina o pelo de uma forma uniforme e rápida, o mojo começa a dilatar e a fêmea fica mais mansa. 
Aos quatro meses de gestação a barriga já demonstra preenchimento, o úbere inicia a lactação aos nove meses sendo que ainda o leite não é liberado.
Passam onze meses após a cobertura e a garupa da égua afunda e os ossos da traseira ficam mais expostos... Prepare-se ! Em menos de uma semana nasce outro amiguinho pernudo! 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial