sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dentição



A dentição de nossos animais são de extrema importância de se observar, pois toda a estrutura do cavalo inicia-se pela boca, a partir de que o cavalo se alimenta até a digestão. Ração de qualidade, bem preparada e de tamanho adequado devem serem levados em conta. 
É recomendado ao menos uma vez ao ano uma avaliação dentaria feita pelo veterinário de sua confiança, é importante pois previne problemas e causo tiver algo de errado com o animal o problema seja identificado precocemente.
 A odontologia equina esta em fase de grande crescimento no mercado, animais de alto nível nas pistas sofreram alterações catastróficas em suas performances ao passarem por problemas dentários, fazendo com que os proprietários procurassem ajuda médica.

Principais Doenças Dentárias:

1 - Pontas de Esmalte : Caracteriza-se pelo excesso de ponta nos dentes, tornando-os afiados demais, podendo rasgar as bochechas do animal ou cortar a língua, de forma dificultando a mastigação dos alimentos ingeridos.
2 - " Travagem " : Caracteriza-se por consequência das pontas de esmalte e/ou ingestão de milho seco e maduro, que por ser muito duro e pontiagudo, causa " calos " na gengiva entre os dentes do animal, criando uma carne esponjosa que breca a entrada de alimentos e dificultando seriamente a nutrição do cavalo, por isso a recomendação de deixar o milho posar dentro d'água, para que ele inche e amoleça, assim  não prejudicando o seu companheiro.


A dentição também serve para tirar uma base da idade do nosso amigo de quatro patas, um cavalo adulto macho tem 40 dentes, enquanto que as fêmeas adultas têm 36. Esta diferença deve-se à ausência dos caninos nas fêmeas. 




Prognatismo: Ocorre pela oferta de alimentos muito duros e também é comum em cavalos com idade avançada. O amigo não consegue catar as graminhas como antigamente, os dentes de cima com os de baixo não formam uma forma de aperto para seguras o capim... Assim o cavalo emagrece, pois não é capaz de pastejar como antes.




1 Comentários:

Às 27 de dezembro de 2018 às 19:39 , Blogger Unknown disse...

Bom dia
Me deparei com uma dentição de uma potra de aprox dois anos totalmente torta a arcada superior todos os dentes Desalinhados
Os profissionais da região não sabem me explicar o que ocorreu que dirá como solucionar
Preciso de ajuda
Att Deusamara Barbosa
Deusabarbosagraciano@Gmail.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial