sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cascos


Então companheiros, os cascos dos equinos são formados por queratina assim como os pelos e unhas dos seres humanos. Na verdade, o casco do cavalo é uma unha que pertence ao seu único dedo... Sim! A perna do cavalo vai somente até o boleto, a partir dali considera-se um dedo,que pertence ao casco (unha) . Antigamente os cavalos tinham patas como a dos bovinos, porém repartidos por três partes e não em duas como os da atualidade. Existem diversas doenças que podem afetar as patas de nossos amigos equinos, dentre todas as principais e mais conhecidas são:

" Broca " : Abre-se uma fissura na parede do casco formando uma pequena vala, o cavalo costuma mancar muito, observando no casco manchas avermelhadas, pode ficar de olho que vem broca ai... Chame um médico veterinário para que possa dar o diagnóstico correto para solucionar o problema.

Laminite : Como o próprio nome ja diz é uma doença que afeta a lâmina do casco. Ela pode ter diversas causas, sintomas e tratamentos, e nem todos os sintomas são imediatamente visíveis a olho nu. Os sintomas incluem o aquecimento do casco, o cavalo tentar aliviar a pressão nos cascos afetados, passos incertos e vagarosos e suadores anormais. As causas podem variar de uma dieta não balanceada até uma reação alérgica. As complicações podem incluir a separação da parede do casco do resto do pé, afundamento e a penetração do osso no pé. Em casos gravíssimos pode acontecer do casco realmente, sair !


Os nossos amigos equestres precisam ser casqueados ao menos uma vez a cada dois meses, e caso forem utilizados para serviço ou mesmo lazer do fim de semana, ferrados... Claro, por um ferrador profissional, desprezando curiosos e pessoas que acham que sabem fazer o serviço, há casos em que o animal esteja com o casco extremamente grande sendo os chamados " sapateiros " como mostra a foto abaixo:


Sendo assim necessário URGENTE o casqueamento para a remoção de grande quantia de material morto, pois o casco nesse tamanho absurdo provoca um grande abalo no andar do animal, prejudicando o boleto e apressão exercida desproporcionalmente nos nervos e músculos.
Geralmente quando passa-se mais de três meses ferrado, o casco cresce e a ferradura fica frouxa e pequena, tendo assim que ser ferrado novamente, observa-se quando se retira a ferradura antiga o modo que o casco se encontra:
Antes:

   Durante:




                                                     Depois: 

Lembrando que NUNCA ferre você mesmo seu cavalo, qualquer deslize e seu animal pode ficar manco ou " traumatizado " e nunca mais deixará alguém ferra-lo com tanta facilidade...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial